Home

Moradores da Vila Macarrão reclamam de asfalto eleitoreiro

Publicado por Reinaldo Araújo em 24/06/2019 às 18h51

Os moradores da Vila Macarrão estão reclamando, e com toda a razão, do asfalto do governo do Estado colocado em suas travessas durante o período eleitoral de 2018, quando da promessa de asfalto de qualidade nas ruas de Tailândia, mesmo asfalto que é chamado pelos moradores de asfalto tapioca, “molhou derreteu”

VILA1

Na época os vereadores Jaqueline Neto, Dário e Queimado, que apoiavam o então governador Simão Jatene e seu candidato Márcio Miranda, foram os avalistas dessa “obra”, que é questionada pelos moradores da Vila Macarrão.

Auditoria Geral do Estado denuncia ex-governador Jatene por irregularidades no Programa Asfalto na Cidade.

Em abril de 2019, o Ministério Público do Estado (MPPA) confirmou o recebimento da denúncia feita pela Auditoria Geral do Estado (AGE) apontando irregularidades no programa Asfalto na Cidade, criado no Governo Jatene no Pará para melhorar a malha viária dos municípios.

Imagens das ruas da Travessa Pau Brasil

vila

O MPPA também informou que recebeu representação criminal solicitando prisões preventivas do ex-governador Simão Jatene, de ex-titulares Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), de ex-servidores do órgão público e ainda de empresários de três empresas que teriam sido beneficiadas pela ação.

vila4

Segundo a AGE, o programa Asfalto na Cidade consumiu R$360 milhões somente em 2018, valor que é superior à soma de todos os investimentos feitos pelo programa nos seis anos anteriores.

Comentários (0)

Dados apontam melhoria no atendimento à Saúde em Tailândia

Publicado por Reinaldo Araújo em 23/06/2019 às 11h53

No ano de 2018, a Prefeitura de Tailândia através de ações voltadas para a ampliação de políticas na área, contribuiu para o  melhoramento do atendimento à saúde dos moradores do município

tai1

Prefeito Paulo Liberte Jasper Macarrão

"No período de janeiro a dezembro de 2018, antes da decisão das demissões promovidas pelo Ministério Público de Tailândia, apresentamos os números e ações desenvolvidas pelo setor da saúde em todas as áreas", relata o prefeito Macarrão.

Ações nos Postos de Saúde da Família (PSF) e no Centro de Saúde Ignácio Koury

"Uma das grandes prioridades do nosso Projeto de Reconstrução de Tailândia foi à saúde, pois a saúde não espera", destaca

Para isso, Macarrão investiu na saúde básica, colocou para funcionar nos dois primeiros meses de mandato, em 2017, os PSFs dos bairros, Novo, Fátima e Santa Maria, reformou o centro de Saúde Ignácio Koury, O AME, a Casa de Saúde Bucal e unidades da zona rural, e uma atenção maior ao trabalho desenvolvido pelo CAPS, que atualmente possui uma demanda de mais 800 usuários.

UNIDADES DE SAÚDE

TOTAL DE PROCEDIMENTOS 18/01 À 31/12/2018

Centro da saúde Ignácio Koury

105.964

PSF Bairro Novo

25.669

PSF Vila macarrão

19.002

PSF Distrito Palmares

16.965

PSF Auí-Açu

7.363

PSF Turi-Açu

7.225

TOTAL

182.188

Fonte: Secretaria Municipal de saúde de Tailândia.

Ações dos ACS

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), esses trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.

O ACS deve visitar regularmente residências e fazer registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência.

Assim, o ACS deve orientar pessoas em relação à sua saúde, encaminhando ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário.

Durante o 1° semestre de 2018 (18/01 a 31/07/2018) os ACS de Tailândia totalizaram 90.416 visitas, nas zonas urbana e rural do município.

Vacinas e Imunizações

Gripe é o nome dado a uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus capaz de sofrer mutações com bastante frequência: o influenza vírus, ou somente influenza.

Seus sintomas são bem parecidos com os do resfriado e da rinite alérgica. No entanto, são mais severos impossibilitando a pessoa acometida de exercer suas atividades diárias, normalmente.

Em 2018, a cidade de Tailândia, no nordeste do Pará, se mobilizou contra a influenza. Nessa Campanha Nacional que Tailândia fez parte, que deveria chegar a uma meta de 90% do público alvo vacinado, fechou a nível de Brasil meta de 90,37%, e em Tailândia conseguimos atingir a meta de 91,14% passando a meta nacional.

Veja as metas em cada grupo alvo.

PÚBLICO ALVO

PORCENTAGEM

CRIANÇAS

81,41%

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

90,16%

GESTANTES

99,66%

PUÉRPERAS

70,83%

IDOSOS

110,44%

PROFESSORES

105,41%

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Tailândia

A campanha contra a poliomielite e o sarampo foi um das campanhas mais desafiadoras, pois além do município ter que cumprir com uma meta de 95%, ainda tivemos que enfrentar a falta de consciência de pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo.

Até o dia 21/09, foi fechada a meta nacional de 94.02%, no Pará foi de 90.02% e em Tailândia 73,07%.

Tailândia vai ficar fazendo ações “casa em casa” em bairros sem cobertura de ACS e PSF, creches e escolas para menores de 5 anos.

Antirrábica

A campanha de vacinação de cães e gatos de 2017, que tinha como meta atingir 100%, passou da meta chegando a 103, 89%. Foram 9.245 cães e 3.078 gatos no mês de setembro haverá a 2° etapa da vacinação e terá como meta de vacinar 9.190 e 3.044 gatos.

Prefeito Macarrão inaugurou dia 26 de outubro, o PSF do Aeroporto

Há menos de um mês da inauguração do Posto de Saúde do Aeroporto, já foram realizados mais de 450 procedimentos. A unidade ainda atende uma demanda livre de usuários, curativos e injetáveis, pré-Natal, consulta do idoso e da criança, planejamento familiar e Hiperdia (hipertensão e Diabete). O PSF do Bairro do Aeroporto funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Atendimento Médico Especializado - AME

tai2

 

Ambulatório Médico Especializado - AME

Os dados atualizados do Ambulatório Médico Especializado, no período de janeiro a novembro de 2018, foi  42.941 atendimentos em exames e consultas especializadas e o Centro de Triagem (CTA) foi de 6.825.

Isso tudo sem falar dos exames periódicos da Regulação e os serviços do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que conta com um ônibus leito para maio comodidade dos usuários.

Aeromedico: salvando vidas

ai3

 

Ações conjuntas entre SAMU e o Aeromedico

Com a aeronave UTI da Prefeitura de Tailândia as transferências de urgência hoje são mais seguras, e com a queda da ponte do Rio Moju, nunca foi tão necessário esse salva vidas que vem do céu, nas vicinais e colônias do município e outras cidades da região.

O serviço de SAMU conta com profissionais em saúde treinados, na qual a importância do seu papel já foi provado uma dezenas de vezes.

Por fim, é essa segurança que o prefeito Macarrão quer levar aos moradores de Tailândia, "rumo a um município que as pessoas possam ter dignidade de um exame, uma consulta e um tratamento de saúde de qualidade e humanizado", afirma o prefeito Macarrão.

Comentários (0)

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||