Home

CCJ da Câmara aprova mais 2 anos de mandatos para prefeitos

Publicado em 18/05/2019 às 09h08

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou o parecer favorável à PEC 376/2009, do deputado Valtenir Pereira (MDB), que trata sobre o período de vigência de mandatos políticos. Esse projeto tem como autoria original o então deputado federal Ernandes Amorim (PR), que provocou na época reações bastantes polêmicas

mac2

Foto: Agência Câmara Notícias

A proposta alinha os atuais mandatos políticos de gestores municipais. Na prática todos os prefeitos e vereadores do Brasil, eleitos em 2016, terão mais 2 anos de mandato, ou seja, até as eleições 2022.

A mobilização política em Brasília é para que a medida seja aprovada ainda esse ano na Câmara Federal. Na verdade será a grande Reforma Eleitoral pleiteada pelos partidos deste antes o impeachment da Dilma, o que levou a aprovação da Mini-Reforma nesse período.

Proposta estabelece o processo de Eleições Gerais no Brasil

Com esse alinhamento geral, a decisão, se aprovada no plenário da Câmara, aumenta de 8 para 10 anos, o mandato de senador, estabelece o mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos e põe fim à reeleição para prefeitos e governadores.

Se a PEC 376/2009 vingar, os principais favorecidos deverão ser os partidos que possuam projeto político nacional, os que possuem maior enraizamento nos municípios e as lideranças e grupos políticos municipais que mais se destacam em seus projetos sociais e de base.

A posição da CCJ caiu como uma bomba em meio aos grupos de oposições regionais à gestores municipais, que poderão consolidar seus projetos políticos e obras a serem tocadas ou reavaliadas com mais calma nesse meio tempo.

Prefeito Macarrão prefere não comentar decisão

Procuramos o prefeito de Tailândia, Macarrão, para que pudesse comentar sobre esse tema mais o mesmo preferiu não falar sobre a decisão da CCJ em prorrogar por mais 2 anos o mandato de prefeitos e vereadores.

Para um assessor próximo a Macarrão, “é muito cedo para falar sobre o tema, que deve passar pelo debate no plenário da Câmara dos Deputados e ainda vai para o Senado Federal”, afirma.

Comentários (6)

Macarrão completa 68 anos com muita disposição política

Publicado por Reinaldo Araújo em 18/05/2019 às 08h40

O prefeito de Tailândia, Paulo Liberte Jasper comemora hoje 68 anos. Macarrão nasceu em 18/05/1952, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro e veio para Tailândia em 1989, vindo de Dom Eliseu

MAC1

Aqui constituiu família, fez moradia na cidade e se tornou político, elegendo-se prefeito em 2000, pelo PDT, com 6.487 votos, com o lema “Mudança já!”, reelegendo-se em 2004, com 14.373.

Em 2010, Paulo Jasper foi eleito deputado estadual, pelo PMDB, com 28.120 votos, desistindo de ser candidato a reeleição como deputado em 2014, para acompanhar de perto o processo político em Tailândia.

Macarrão, muito antes de ser político, sempre ajudou o povo mais sofrido, de todas as formas. Como político não foi diferente. Hábil administrador, em tempo já tinha feito uma verdadeira revolução na cidade em seu primeiro mandato, com o seu Projeto de Reconstrução do município com ações desenvolvidas com o objetivo de diminuir a pobreza, com forte atuação na saúde, na educação, apoiando prioritariamente o pequeno produtor rural.

Em 2016, Macarrão obedecendo os apelos do Povo do município de Tailândia voltou a ser candidato a prefeito, onde foi o mais votado com 15.116 votos. A sua posse foi marcada por idas e vidas ao TRE-PA e ao TSE, onde finalmente em 18 de dezembro de 2018, o plenário do TRE-PA decide pela legalidade da candidatura de prefeito.  

 

 

Comentários (0)

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||