Como fica o Pará Daqui Pra Frente?

Publicado em 21/06/2019 às 10h18

O governador Helder deve rever a sua estratégia e construir alianças nos municípios voltadas para a geração de emprego e desenvolvimento com base no modelo econômico de cada região

Com a humildade de fazer um balaço do governo, vejo ainda uma gestão tímida, que vê amarelando o principal mote de campanha (Pará Presente!), que seria a presença marcante da gestão em todo Estado.

Cabe ao governo uma reposta mais firme com relação à Segurança Pública na Região Metropolitana (RMB), isso se quiser eleger o prefeito de Belém. A RMB e o Pará estão cansados de rebeliões, mortes de policiais e chacinas na cidade e líderes rurais e ambientais mortos no campo. Onde está a segurança presente?

A Saúde e a Educação ainda não se manifestaram com projetos de conclusão de hospitais regionais e ações de melhoramento da qualidade de ensino e valorização dos profissionais da Educação. Aonde está a cidadania presente?

No campo e sobre o trabalhador rural, ainda não vi nenhum programa de financiamento e de reestruturação do Iterpa, para que o trabalhador rural tenha a sua terra regularizada. Ao onde está a produção rural presente?

No interior, a geração de emprego e o desenvolvimento ainda demora a chegar e o que vê pelas rodovias estaduais, indo em forma de Agronegócio para os portos de Barcarena e Santarém, os grãos que deveriam ser verticalizados, gerando renda e riquezas para os paraenses, mas o que se vê é uma economia que cria empregos em outros países e o enriquecimento de uma minoria. Cadê a distribuição das riquezas e o desenvolvimento presente? 

Helder ainda não disse que modelo econômico quer para o Pará daqui pra frente

Ainda há tempo para Helder fazer o Pará andar, mas, sobretudo, cumprindo com as suas propostas de campanha é que o governo poderá avançar em todos os sentidos, e estar presente mesmo em todo o Estado.

Nesse sentido, Helder terá um grande desafio pela frente: construir parcerias e alianças a fim de mapear as necessidades básicas da população e efetivar ações voltadas para o modelo econômico de cada região.  

A Assembleia Legislativa e os deputados são importantes nessa construção, através de suas lideranças regionais, para isso é importante à correlação política partidária na Alepa.

Dos 41 deputados estaduais eleitos no Pará, Helder tem apoio tranquilo da maioria dos deputados e no mínimo apoio incondicional de pelo menos 15 partidos que compõem a assembleia.

 

Partidos

Deputados

MDB

06

PSDB

05

PSD

04

PR

03

PT

03

DEM

03

PBB

02

PDT

02

PTB

02

PPS (CIDADANIA)

01

PATRIOTA

01

SOLIDARIEDADE

01

PSOL

01

DC

01

PSL

01

PSB

01

PHS

01

PSC

01

PP

01

PMN

01

TOTAL

41

 

Eleições municipais em 2020 devem impulsionar o debate do crescimento econômico do Pará

Então, Helder deve levar em consideração na hora de montar o tabuleiro das disputas municipais pelo menos 15 partidos que construirá alianças nas eleições do ano que vem.

São 144 colégios eleitorais, mesmo sabendo que as siglas partidárias no interior do Estado servem apenas para constar na Justiça Eleitoral, a não ser que o grupo político municipal faça parte de um projeto político de poder no Estado.

Para compreender melhor como construir uma estratégia estadual, precisamos entender a correlação de força nos municípios:

PARTIDO

QUANTIDADES DE PREFEITURAS

MDB

42

PSDB

32

DEM

15

PR

14

PT

07

PSD

07

PSC

07

PDT

04

PPS (CIDADANIA)

04

PTB

03

PSB

02

PP

02

SOLIDARIEDADE

02

PTN

01

TOTAL

144

Fonte: Arquivos do Estado de São Paulo.

Para muitos ainda está longe o processo eleitoral, mas tudo depende do que vai ser feito agora.

Uma leitura da conjuntura se faz necessária agora, diante da instabilidade política e econômica do país vive.

Assim, a construção dessa estratégia deve ser colocada agora na mesa até mesmo para pautar o debate político daqui pra frente.

VEJA

http://infograficos.estadao.com.br/politica/eleicoes/2016/graficos/mapa-prefeitos/

 

 

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||