CORPUS CHRISTI EM TAILÂNDIA

Publicado por Reinaldo Araujo em 26/05/2016 às 09h07

Mesmo com a chuva, a tradição foi mantida.

CC TAI

Para muitos essa quinta-feira passaria despercebido como apenas um dos dez feriados nacionais brasileiros, mas essa quinta-feira, dia 26 de maio de 2016, representa o Corpus Christi, expressão que vem do latim e significa O Corpo de Cristo, que celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia.

A celebração do Corpus Christi começou no século 13, em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

A Bíblia diz que durante a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e seu sangue.

Foi a partir da visão e da cobrança de Jesus que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja.

A celebração do feriado consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Além disso, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

 

A CONFECÇÃO DOS TAPETES COLORIDOS EM TAILÂNDIA

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios. Para confeccionar esses tapetes especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

No Pará não é diferente. Vários municípios seguem a tradição e passam à noite inteira concefcionando os tabetes com serragem. Um dos municípios onde a tradição é muito forte é Capanema, no nordeste do Pará.

Ainda no nordeste do Pará, a comunidade católica da Paróquia de São Francisco de Assis, em Tailândia segue a tradição desde a criação da Agrovila de Tailândia, em 1978, onde os devotos e a juventude católica se dedicam a fazer as pinturas na serragem, nesse tempo matéria-prima em abundância por causa do ciclo madeireiro no município.

Esse ano os jovens católicos de Tailândia se esforçaram nas pinturas, mas infelizmente o tempo chuvoso não permitiu que as pinturas suportassem até o amanhacer do dia, mas estrão aqui neste blog registradas.

“O que é importante é reforçar que a tradição em nosso município e a cultura estampada nas pinturas de nossa juventude é muito forte em Tailândia, que marca e não deixa em branco a tradição católica”, destaca a coordenação do evento.

Queríamos registrar o trabalho desenvolvido pelos Grupos da Juventude Paroquial, Missão Belém, PJ, Acolhida, Coroinhas e Cerimoniais, juntamente com toda a Coordenação da Igreja Matriz

Como de praxis, em Tailândia ocorreu a missa em homenagem ao Corpo de Cristo e tradicional caminhada.

Bom Corpus Christi a todos de Tailândia. Amém!

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||