Delcimar Alves, a cara da Educação no Pará

Publicado por Reinaldo Araujo em 09/07/2016 às 10h02

Em Tailândia, Governo do Estado abandona obra da Escola Delcimar Alves da Silva

EDA

 

A Imponente Placa da Obra

 

Essa postagem foi publicada em 09 de julho de 2016, mas pelo visto nada foi feito!!!

Desde 1996, no Brasil, o Ensino Médio corresponde ao antigo 2º grau, a etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para etapas posteriores da vida.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96), os Estados são responsáveis por, progressivamente tornar o Ensino Médio obrigatório, sendo que para isso devem aumentar o número de vagas disponíveis, de forma a atender a todos os concluintes do Ensino Fundamental, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).

Certo, segundo dados do IBGE/2015, sobre o Ensino Médio no município de Tailândia, existem 7 (sete) escolas de ensino médio no município, onde 3 (três) são privadas e 4 (quatro) públicas, sendo 3 na Zona Urbana, as Escolas Estadual de Ensino Tecnológico, a São Francisco de Assis e a  Delcimar Alves da Silva, e uma na Zona Rural, no Distrito de Palmares, a Escola Eriberte Jaspe.  

Dessas escolas de ensino médio, em 2015, havia 173 matrículas efetivadas no setor privado e 3.511 no setor público, totalizando 3.684 matrículas. Das 3.511 do setor público estariam majoritariamente distribuídas nas Escola São Francisco e Delcimar Alves.

Imagens das Obras do que deveria ser a Escola Estadual de Ensino Médio Delcimar Alves

Muito bem, em Abril de 2013, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Tailândia, iniciaram as obras para construção da Escola Estadual de Ensino Médio Delcimar Alves da Silva, no Bairro Fluminense, na ordem orçamentária de R$ 3.872.363,74, obra essa que deveria ser entregue em Abril de 2014 (veja foto da placa). Bom, estamos em julho de 2016, e a referida obra está semi-pronta, faltando apenas o acabamento e nenhuma previsão de entrega dela.

Enquanto isso, os alunos tem aulas na “Casa do Sol”, uma uma escola adaptada, alugada pela Prefeitura de Tailândia, que não tem as mínimas condições de oferecer qualidade de ensino aos nossos adolescentes, que vivem amontoados em 5 salas de aula (segundo o Censo Escolar), além da maioria dos alunos serem distribuídos em outras escolas da Rede de Ensino Fundamental. São cerca de 900 alunos matriculados nos três turnos da Escola Delcimar Alves da Silva, a maioria oriundos da Zona Rural de Tailândia.

O que nos deixa agora preocupados, é que na véspera das eleições municipais, a “Comitiva Tucana”, reaparecerá voando do nada no município, inaugurando tudo o que antes não fizera, inclusive a Escola Delcimar Alves, como se eles fossem os “bondosos”, os “heróis” da Educação.

Somente para se ter uma ideia da “responsabilidade” que o senhor Jatene e seus tucanos de enfeite tem para com o município de Tailândia, foi nas últimas eleições para o Governo do Estado, onde o senhor Simão Jatene levou daqui nada mais, nada menos do que 18.774 votos, o que equivale 65,1% do eleitorado, contra 9.908 votos, ou 34,36%, do seu adversário Helder Barbalho, e nunca mais deram as caras pra nós, nem ele ou seus “vampiros” disfarçados de tucanos, nem mesmo pra dizer: “obrigado, otários!”. 

Assim vive Tailândia, a mercê de políticos maus caráter, que vem, prometem e deixam a casa pegar fogo. Meus amigos, afinal, quanto vale a Educação?

Censo Escolar

http://alunoon.com.br/censoescolar2014.php?i=15164535

IBGE/Cidade/Educação/Tailândia/2015

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=150795&idtema=156&search=para|tailandia|ensino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2015

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||