Eleições 2016: A Dança dos Vice-Prefeitos

Publicado por Reinaldo Araujo em 07/08/2016 às 20h06

A final qual a importância do vice-prefeito?

VICES

De cima para baixo: Regina Góes (DEM), Adriana Tasca (PSDC), Adeias da K-Presentes, Fernando Deben (PSC) e Valdir Hoss (PT)

Vice, em latim quer dizer: “em vez de”, “substituição”, não deixa de ter significado amedrontador na política, onde não há espaços vazios, onde o vácuo é imediatamente ocupado por outras pretensões, pelo mais forte ou mais oportunista. Portanto, o momento atual é bastante adequado para se especular e avaliar a real importância e a consequências da escolha de parceiros de chapas.

No Brasil, em sua História recente já tivemos dois vice-presidentes que assumiram definitivamente a presidência do Brasil, José Sarney e Itamar Franco, e atualmente um vice-presidente assume interinamente a presidência da República.

No Presidencialismo, forma de governo brasileiro, o vice-prefeito é uma figura representativa e identificada com a democracia, pois é o único regime que possui a figura do vice. Não havendo, portanto vice-ditador, vice-imperador, vice Papa. O vice é personagem importante na grande maioria das Instituições, sejam elas políticas ou não. É mais importante quanto mais democrática existir, e quanto forem valorizados os acordos pré-eleitorais.

 

Como já ocorreu em eleições passadas é grande a discussão em torno de quem será  o vice de algumas chapas. Poucos têm peito para assumir esta posição. Uns lançam-se como pré-candidato a prefeito para poder se valorizar – já dando mostra do caráter político – e conseguir ser vice com mais “moral”.  Tem gente que tenta tomar presidência de partido para poder oferecesse como vice a algum patrão. E por aí vai. Porem, todas essas discussões colocam em destaque a função de vice-prefeito.

 

Em Tailândia, no nordeste do Pará, o cenário político começa a clarear depois do dia 05 de agosto, prazo final de coligações partidárias, segundo a Lei Eleitoral, na dúvida alguns partidos no momento de suas reuniões não se arriscaram a apresentar nomes de vices, mas nesse sábado, dia 06 de agosto, os nomes dos principais partidos foram definidos, conheçamos um pouco do perfil deles.

 

O ex-prefeito Macarrão, no momento de sua Convenção, que contou com a presença de filiados às legendas DEM-PP-PMDB, numa arena lotada de simpatizantes seguidores de Macarrão, ele mesmo indicou a professora Regina Góes a sua companheira de chapa, que foi ovacionada pelos presentes.

 

Regina Góes é pedagoga de profissão e mestre em Educação, em Tailândia foi uma das diretoras pioneiras do município, sendo diretora da Escola José de Araujo quando ainda pertencia ao Estado, e Secretária de Educação do primeiro mandato de Macarrão. Seu currículo já deixa méritos com relação a sua experiência administrativa.

 

Já o médico Dimas Sisnando preferiu também uma mulher, a pecuarista Adriana Tasca, com pouca experiência na administração pública, mas tem coordenado o setor leiteiro das cooperativas há bastante tempo. Inclusive a cooperativa em que faz parte esteve conveniada com a Prefeitura de Tailândia nos tempos em que Macarrão era prefeito, na qual fornecia leite para o Laticínio Municipal, que por sua vez distribuía às escolas municipais para merenda e projetos sociais até que o ex-prefeito Gilbetinho decidiu reduzir o investimento no Laticínio até fechamento definitivo na administração do Prefeito Ney da Saúde.

 

Outro vice-prefeito anunciado neste sábado foi Adeias da K-Presentes, empresário e evangélico, vai acompanhar Alemão, do PR, até o dia 02 de outubro.

 

Com relação ao prefeito e atual candidato a reeleição Ney da Saúde, tudo indica que o mesmo pretende ser candidato para cumprir tabela, pois indicou como candidato a vice o Sr. Fernando Deben, um indivíduo totalmente desconhecido da política de Tailândia, o que já está causando gozação e piadas nos bastidores da política tailandense. Fernando Deben também é irmão do atual vereador André Deben que está na chapa de Roberto Gambi (PSDB), adversário político do candidato Dimas Sisnando, apoiado por Gilbertinho.

 

Para completar a lista, uma confusão só na chapa tucana de Roberto Gambi. Todos sabem que o PSDB e o PT de Brasília vivem numa guerra sem tréguas de caça Lula-Dilma e Caça Tucano Aecio Neves, por causa da “escorregadas” e das “pedaladas” da Lava-Jato. Mas, aqui em Tailândia o negócio é diferente. O PSDB de Gambi tem como vice de sua chapa o sindicalista e petista, Valdir Hoss, que até pouco tempo era Secretário de Agricultura do Ney da Saúde.

Como diria o povo devoto: “Só mesmo Deus para entender essa gente.   

 

Muita água vai rolar Vamos ver o que acontecer.

 

ULTIMAS: O radialista e empresário Gil Varela (Solidariedade) deverá estar renunciando a sua candidatura nos próximos dias em favor do ex-prefeito Macarrão, levando consigo a sua legenda e meio mundo de candidatos a vereadores. Como diria o cabo raso “o negócio ta ruim lá no outro lado da trincheira”.

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||