Eleições: Ibope muda metodologia para confundir eleitor

Publicado por Reinaldo Araújo em 02/10/2018 às 15h05

Segundo a Revista Fórum, em sua publicação do dia 02/10, o Ibope modificou um dos filtros que selecionam os entrevistados na última pesquisa eleitoral, divulgada nesta segunda-feira (1º/10), e influenciou diretamente os resultados.

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Cientista político Alberto Carlos de Almeida publicou que, “[...] o Ibope modificou o filtro da entrevista. Na pesquisa de ontem não foi entrevistado quem não votou nas últimas eleições. Por isso, a rigor, os resultados não são comparáveis com as pesquisas anteriores”.

A Revista Fórum ouviu analistas e conclui que o petista registra crescimento entre os mais jovens, na faixa eleitoral daqueles que não votaram nas eleições anteriores.

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Pesquisa divulgada do Ibope

 

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Pesquisa divulgada do Record/BigData

A Revista também chama a atenção que a pesquisa foi realizada exatamente quando da manifestação promovida pelo grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro, que contou com apoio de vários movimentos sociais e torcidas organizadas em todo o Brasil e em mais 5 países.

Rede Record também entra na guerra dos números

Instituto RealTime Big Data também divulgou pesquisa em 1º de outubro e indicou Jair Bolsonaro com 29% das intenções de voto, Fernando Haddad com 24% e Ciro tem 11%, a pesquisa é em tudo semelhante à do Ibope, divulgada horas antes, exceto pela posição de Bolsonaro e Haddad.

No Ibope, Bolsonaro tem 31% (29% no BigData) e Haddad 21% (24% no BigData). Como a margem de erro do Ibope é de 2 pontos percentuais, poder-se-ia argumentar que está tudo dentro da margem de erro, pois Bolsonaro poderia estar em 29% e Haddad em 23% no Ibope, números quase idênticos aos do BigData.

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