Falta de estrutura do HGT preocupa população de Tailândia

Publicado por Reinaldo Araújo em 17/06/2018 às 17h14

É preciso que o HGT seja transparente, humanizado e melhore a qualidade de atendimento à população de Tailândia e região

HGT

A propósito da matéria do Diário do Pará desse dia 17/06/2018, sobre a transferência de bebê que caiu do berço e teve traumatismo craniano e a falta de especialistas e estrutura de UTI no Hospital Geral de Tailândia (HGT), precisamos fazer uma avaliação séria sobre a política de saúde no município de Tailândia nos últimos 16 meses.

Se a saúde do município melhorou, Macarrão a culpa é tua!

É sabido por todos em Tailândia a forma calamitosa que foi recebida a saúde do município. Uma verdadeira situação de guerra. As unidades de saúde em bairros como Santa Maria, de Fátima, Aeroporto e Novo fechados, ou em condições precárias de atendimento à população, falta de remédios e pessoal. O Ambulatório Médico Especializado (AME) em condições deploráveis, Casa de Saúde Bucal abandonada, bem como ambulâncias sem nenhuma possibilidade de uso para transferência intermunicipal.

O prefeito Macarrão em menos de 6 meses de trabalho reformou o AME, recuperou a Unidade de Saúde Ignácio Koury, Casa da Saúde Bucal, Postos de Saúde da Vila Macarrão, da Zona Rural, entregou as Unidades da Saúde da Família nos bairros maiores, faltando apenas a entrega do Aeroporto.

Para completar, a Prefeitura de Tailândia conseguiu na área da saúde um diferencial, Tailândia possui uma UTI Área (Saúde 1 – Aeromédico), um helicóptero, bancado com os próprios recursos municipais para atender questões gravíssimas e salvar vidas.

Outra grande ferramenta em prol da saúde de Tailândia é a Carreta da Saúde Sem Fronteiras (Saúde 2), veículo que leva atendimento médico e odontológico, distribuição de remédios e exames de ultrassonografia nas vilas da Zona Rural do município.

Há problemas a serem ajustados? Muitos. Mas com transparência, esforço, humanização da saúde e união com o povo vamos ajustar. Porém, não dá para ser corporativista e esconder os problemas sérios que temos hoje com o HGT.

Hospital Geral de Tailândia (HGT), esse é o problema!

HGT2

Com a construção iniciada ainda na segunda gestão do Prefeito Macarrão (2004-2008), o HGT passou pela mão de três governadores (Almir Gabriel, Ana Júlia e Simão Jatene), quando inaugurado ainda foi até administrado pela Prefeitura, mais não durou muito.

Hoje em cinco pessoas, três conhecem ou tem alguém da família que teve algum problema no atendimento dentro do HGT

Enfim, a questão central é que atualmente o HGT é administrado por uma Organização Social, o que impede que o município tenha gerencia sobre a política de saúde procedida pela Instituição, deixando a desejar em muito para com os tailandenses e pessoas de outros municípios da região que precisam de leitos do HGT.

Muitos já perderam a vida nesse hospital por negligência médica e falta de estrutura para casos graves já que não dispõe de um tomógrafo e de UTI. Os usuários do hospital realmente tem medo de serem internados e não voltarem mais para as suas casas.

Felizmente como foi relatado nesse artigo, a parte do município é feita. Hoje a estrutura da saúde da municipalidade é superior a de muitas capitais e municípios de grande porte. Todo esse trabalho parte do compromisso da gestão municipal, com o prefeito Macarrão, que tem dedicado ações reais em prol da saúde do município.

A respeito da transferência do bebê até o Hospital Metropolitano, houve um impasse desnecessário entre as equipes do Saúde 1 - Aeromédico e com a do HGT, que não possibilitou a transferência da criança no dia anterior, sexta-feira, 15/06, mas já superada, e a bebê passa bem.

Quanto ao HGT, é o momento de garantir esforços para que o município tenha acesso à política de saúde da instituição para que ela seja mais transparente em suas decisões e exigir a qualificação dos profissionais que nela trabalham para que o HGT possa ter credibilidade e confiança perante a sociedade de Tailândia.

Há muito a população de Tailândia está insatisfeita com o HGT.

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||