Há 9 dias da posse: Hélder prepara chegada ao Poder

Publicado por Reinaldo Araújo em 22/12/2018 às 10h44

Govenador diplomado Hélder Barbalho continua indicando nomes através do Twitter, confirmando o padrão de nomes ligados pessoalmente a ele, mas com perfil técnico

HEL

Em caminhada pelas ruas de Tailândia, no nordeste do Pará. Hélder ao lado do prefeito Macarrão durante campanha

Na área de segurança e cidadania já indicou 3 secretários (Segurança, Cidadania e Justiça), o comandante da PM, dos Bombeiros e o Delegado Geral.

Indicou os nomes dos secretários de Desenvolvimento, Saúde e Meio Ambiente.

Hélder vai contar na área econômica com o Planejamento e com a Fazenda, nomes de sua cota. Também indicou o chefe da Casa Civil, Casa Militar e Chefia de Gabinete.

Falta indicar os nomes que comporão a área acadêmica do governo (Educação, Ciência & Tecnologia e Cultura). Sobre Ciência & Tecnologia muito se fala no nome do ex-reitor da UFPA, Carlos Manescky, mas nada confirmado na rede social oficial do governador eleito Hélder.

Faltam ainda muitos nomes e a briga no “coliseu” deve estar rolando solta. Partidos que o apoiaram desde o início deverão ser contemplados, os de última ocasião também, até mesmo o PT de Paulo Rocha e Beto Faro devem ser agradados com vagas no governo.

Faltando 9 dias para a posse, ainda poderão surgir surpresas o não.

COMANDO POLÍTICO DO GOVERNO

1 - Parsifal Pontes assumirá a Casa Civil. Ele é formado em Direito e Engenharia Mecânica. Já foi professor em Chicago, prefeito de Tucuruí, presidente da FAMEP, Defensor Público do Estado do Pará, deputado estadual e presidente da CDP.

2 - Chefia de Gabinete do Governo ficará com Luiziel Guedes. Graduado e pós-graduado em Direito Notarial e de Registro. É professor do Ministério da Educação e Notário. Registrador Público.

3 - O Coronel Costa Júnior será o chefe da Casa Militar da Governadoria do Estado. Ele é da Polícia Militar do Pará e tem formação de oficial pela PM de Pernambuco, aperfeiçoamento na PM da Bahia e Curso Superior na PM do Ceará.

ÁREA ECONÔMICA

4 - Hana Ghassan vai assumir a Secretária de Planejamento. Formada em Ciências Contábeis na UFPA. É auditora fiscal da Sefa. Foi sec. de Finanças da PMB e de Planejamento da PMA. Participou do Grupo Gestor do Projeto de Modernização da Administração Tributária e Financeira do Estado.

5 - René Sousa assumirá a Secretaria da Fazenda. Ele é graduado em Administração e Direito, mestre em Direito Público e auditor fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais, onde foi subsecretário do órgão. Ocupou também cargos no Ministério da Fazenda.

ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA

6 - Secretaria de Segurança ficará sob o comando de Ualame Fialho Machado. Paraense, com graduação em Direito e especialização em Sociedade e Gestão da Segurança Pública pela UFPA. É delegado da Polícia Federal.

7 - A Secretaria de Cidadania será comandada por Ricardo Balestreri, historiador, com especialização em Psicopedagogia Clínica e em Terapia Familiar. Ele é o atual chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos de Goiás e membro da Comissão do Sinaped, do Governo Federal.

Das 5 atuais Secretarias Extraordinárias, 3 serão fundidas com outros órgãos e será criada a de Cidadania, que vai cuidar dos direitos humanos, coord. de ações intersetoriais de governo para promover oportunidades de inclusão social e prevenção do crime e da violência.

8 - Hugo Rogério Sarmanha Barra (filho de Éder Mauro) assumirá a Secretaria de Justiça. Ele é graduado em Direito pela Unama, com especialização em Direito Penal na UNISUL, já atuou como advogado, além de coordenador de Controle Interno e Consultor Jurídico na Secretaria de Pesca do Pará, é atual presidente do PSL no Pará.

9 - O delegado geral da Polícia Civil será Alberto Teixeira. Ele é bacharelado em Direito e Ciência de Defesa Social, pós-graduado em políticas de Gestão em Segurança Pública e Direito Administrativo.

10 - O Coronel Hayman assumirá o Corpo de Bombeiros Militar. Ele é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal da Amazônia, bacharel em Direito pela ESMAC, bacharel em Riscos Coletivos pela ABMPA, pós-graduado em Defesa Social e Cidadania pela UFPA. Já foi secretário de Segurança de Marituba, comandante do CFAP, do Batalhão da PR e da Academia da PM, assessor de comunicação, chefe de Gabinete do Comando Geral da PM, coordenador estadual do Proerd, comandante regional no nordeste e no oeste do Pará e chefe do Estado Maior da PM.

11 - O comandante geral da PM será o Coronel Dílson Júnior. Ele é Bacharel em Direito e mestre em Segurança Pública pela UFPA. Tem experiência de tropa e gestão pública. Já comandou CPC e CPRM. Foi corregedor geral e diretor de ensino da PM.

ÁREA DE DESENVOLVIMENTO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

12 - Ruy Cabral será o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. Ele é graduado em Engenharia Civil. Já trabalhou na Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Barcarena, Curuçá e Paragominas.

13 - O atual ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, assumirá a Secretaria de Saúde. Ele é médico pediatra, administrador hospitalar e mestre em gestão de sistemas de saúde.

14 - Pádua Andrade, atual ministro da Integração Nacional, assumirá a Secretaria dos Transportes. Com 28 anos de experiência, ele é engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho e mestre em Teologia e em Gestão de Pessoas.

15 - Mauro O’ de Almeida vai assumir a Secretaria de Meio Ambiente. Ele é mestre em Direito pela UFPA, Advogado da União e já chefiou a AGU no Pará. nome técnico fora da esfera política confere credibilidade ao mais delicado ponto da vida social e econômica do Pará: o gargalo ambiental drástico deixado por Jatene e Luiz Fernandes.

SEGUNDO ESCALÃO

17 - Bruno Kono assumirá a presidência do Iterpa. Ele é bacharel em Direito pela Unama, com especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC-SP. Mestre em Direito no Projeto Temático Direito Minerário Ambiental Convênio PUC-SP.

18 - Braselino Assunção para ser o presidente do BANPARÁ. Ele já faz parte da equipe da instituição há mais de 42 anos.

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||