Hélder Barbalho com a lista completa de seus secretários

Publicado por Reinaldo Araújo em 28/12/2018 às 10h11

Hélder, por enquanto, já definiu 15 secretários, tirando os membros do gabinete. Da formação anterior no governo de Jatene, eram 17, mas ainda falta a confirmação do nome mais esperado do dia, o da jornalista Ùrsula Vidal.

EH1

O governador eleito convidou a jornalista a participar de seu governo na área da Cultura, tema muito trabalhado por ela durante a campanha para o senado.

O convite feito por Hélder a psolista fez com que o Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) não dormisse essa madrugada. O Psol foi a sigla por qual Úrsula disputou uma vaga para o Senado Federal, onde obteve 585.344, votos em sua maioria na Região Metropolitana.

Com a decisão de Úrsula Vidal de aceitar o convite, visa saltos maiores no futuro. Edmilson e Cia são os que devem ficar sem dormir até 2020.

Apesar de que Úrsula tem sido chamada de “barbalhista” desde antes das eleições de outubro de 2018, ela oferece um perfil mais leve ao comando de Hélder.

EH2

Tirando o PSDB e o DEM, Hélder Barbalho já envolveu em seu futuro governo todos os atores políticos do Estado. Um governo forte politicamente em todos os seus aspectos.

COMANDO POLÍTICO DO GOVERNO

Parsifal Pontes

Casa Civil. Ele é formado em Direito e Engenharia Mecânica. Já foi professor em Chicago, prefeito de Tucuruí, presidente da FAMEP, Defensor Público do Estado do Pará, deputado estadual e presidente da CDP.

Luiziel Guedes

Chefia de Gabinete do Governo. Graduado e pós-graduado em Direito Notarial e de Registro. É professor do Ministério da Educação e Notário. Registrador Público.

Coronel Costa Júnior

Chefe da Casa Militar da Governadoria do Estado. Ele é da Polícia Militar do Pará e tem formação de oficial pela PM de Pernambuco, aperfeiçoamento na PM da Bahia e Curso Superior na PM do Ceará.

 ÁREA ACADÊMICA

Leila Freire

Secretaria de Educação. Tem uma ampla experiência na área da docência na educação básica e ensino superior, começando sua carreira com a professora Teresinha Gueiros, uma grande referência na educação paraense. Ela tem graduação em Pedagogia pela Unama, é especialista em Alfabetização e Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica de MG, tem mestrado em Educação pela Unama e Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal.

Carlos Maneschy

A Secretaria de Ciência e Tecnologia. Ele é Engenheiro Mecânico formado pela UFPA, com mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do RJ e doutorado em Engenharia Mecânica pela University of Pittsburgh.

Arlindo Silva

Secretária de Esporte e Lazer. Ele é formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública. É vereador de Ananindeua e atuou na elaboração de projeto de lei para a criação do conselho da igualdade racial e direitos humanos e fomento ao esporte e lazer.

 ÁREA ECONÔMICA

Hana Ghassan

Secretária de Planejamento. Formada em Ciências Contábeis na UFPA. É auditora fiscal da Sefa. Foi sec. de Finanças da PMB e de Planejamento da PMA. Participou do Grupo Gestor do Projeto de Modernização da Administração Tributária e Financeira do Estado.

René Sousa

Secretaria da Fazenda. Ele é graduado em Administração e Direito, mestre em Direito Público e auditor fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais, onde foi subsecretário do órgão. Ocupou também cargos no Ministério da Fazenda.

 ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Ualame Fialho Machado

Secretaria de Segurança. Paraense, com graduação em Direito e especialização em Sociedade e Gestão da Segurança Pública pela UFPA. É delegado da Polícia Federal.

Ricardo Balestreri

A Secretaria de Cidadania por um historiador, com especialização em Psicopedagogia Clínica e em Terapia Familiar. Ele é o atual chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos de Goiás e membro da Comissão do Sinaped, do Governo Federal.

Hugo Rogério Sarmanha Barra

Secretaria de Justiça. Ele é graduado em Direito pela Unama, com especialização em Direito Penal na UNISUL, já atuou como advogado, além de coordenador de Controle Interno e Consultor Jurídico na Secretaria de Pesca do Pará, é atual presidente do PSL no Pará.

Jarbas Vasconcelos

A atual Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará foi transformada em Secretaria, e assim, dar uma atenção especial nessa área. Para comandá-la, um cidadão paraense, advogado, com ampla experiência como ex-presidente da OAB/PA e do Conselho Federal da Ordem.

Alberto Teixeira

O Delegado Geral da Polícia Civil. Ele é bacharelado em Direito e Ciência de Defesa Social, pós-graduado em políticas de Gestão em Segurança Pública e Direito Administrativo.

Coronel Hayman

Corpo de Bombeiros Militar. Ele é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal da Amazônia, bacharel em Direito pela ESMAC, bacharel em Riscos Coletivos pela ABMPA, pós-graduado em Defesa Social e Cidadania pela UFPA. Já foi secretário de Segurança de Marituba, comandante do CFAP, do Batalhão da PR e da Academia da PM, assessor de comunicação, chefe de Gabinete do Comando Geral da PM, coordenador estadual do Proerd, comandante regional no nordeste e no oeste do Pará e chefe do Estado Maior da PM.

Coronel Dílson Júnior

O comandante geral da PM. Ele é Bacharel em Direito e mestre em Segurança Pública pela UFPA. Tem experiência de tropa e gestão pública. Já comandou CPC e CPRM. Foi corregedor geral e diretor de ensino da PM.

 ÁREA DE DESENVOLVIMENTO

Ruy Cabral

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. Ele é graduado em Engenharia Civil. Já trabalhou na Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Barcarena, Curuçá e Paragominas.

Pádua Andrade

Secretaria dos Transportes. Com 28 anos de experiência, ele é engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho e mestre em Teologia e em Gestão de Pessoas, foi ministro de Integração Regional

Iran Lima

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração, Energia e Turismo. Funcionário público de carreira da Sefa, ex-prefeito do Moju e deputado estadual reeleito.

 SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Alberto Beltrame

Secretaria de Saúde. Ele é médico pediatra, administrador hospitalar e mestre em gestão de sistemas de saúde. Foi um dos propositores da criação do SUS, ex-ministro do Desenvolvimento Social

Inocêncio Gasparim

Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda. Ele é graduado em Administração de Empresas, Filosofia e Teologia, com pós-graduação em diversas áreas da Administração.

 

Mauro O’ de Almeida

Secretaria de Meio Ambiente. Ele é mestre em Direito pela UFPA, Advogado da União e já chefiou a AGU no Pará.

 

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||