Na visão de analistas, Hélder vence no 1º Turno

Publicado por Reinaldo Araújo em 28/08/2018 às 16h26

Apatia e falta de foco na campanha de Márcio Miranda justificam derrota massacrante no 1º Turno

JD

Segundo pesquisas que circulam no Estado (DOXA e Ibope), Hélder Barbalho tem entre 38% a 43%, Márcio Miranda, de 11% a 20% e Paulo Rocha entre 12% e 14% das intenções de votos. A conclusão dos analistas, cientistas políticos e parte da imprensa do Pará é que Helder deve ganhar no 1º Turno devido a letargia da classe média letrada e uma anti-campanha desfocada com o Povo e suas necessidades.

O povo não quer saber se fulano é ficha limpa. O povo quer saber quem vai ajudá-lo a sair de suas vidas pobres e medíocres. O povo não quer saber se é doutor ou ladrão, não quer saber, não! Eles sabem quem são os políticos. O povo não é burro, não!

Já fora dito por vários colegas que Hélder “já bateu no teto”, que “disso não passa mais”, porém ele pode não ir para lugar nenhum, mas ele reage e continua na luta, e crescendo, mas os indecisos ainda são um grande oceano de dúvidas, que ao decidirem, definem a eleição em primeiro turno e paramos aqui mesmo onde estamos...

O CIENTISTA POLITICO EDIR VEIGA AVALIA QUE HELDER BARBALHO PODE SER ELEITO NO PRIMEIRO TURNO 

Fazendo uma analogia aos filmes de histórias em quadrinhos, em Guerras Infinitas, com a vitória de Thanos, o Homem de Ferro vê perplexo o Homem Aranha e outros heróis se dissolverem numa poeira cósmica, o fim da História. Parodiando Fukuyama, o “mal vence o bem”.

Sobre Fukuyama, concordo com o comentário de Motta Araújo, para um jornal sobre a estupidez do conteúdo do livro do historiador norte-amaricano, “típico de certa categoria de escritores americanos que constroem uma tese e depois procuram na História argumentos para encaixar na tese. Esse tipo de trabalho não tem valor intelectual algum porque parte de premissas falsas. A História não é dada a teses, é um campo muito complexo, as lógicas são múltiplas sempre e os grandes historiadores fazem a narrativa sem procurar racionalizar aquilo que é por sua própria natureza o cruzamento de infinitas variáveis, acasos, acidentes, necessidades, a História será sempre um caos de onde sábios como Hobsbawn procuram extrair algum tênue sentido mas sempre sabendo que é tarefa impossível”, conclui.

Amigos, não passamos horas estudando, pesquisando e escrevendo nossas análises por nada. Olha só: o mal não vence o bem assim facilmente. Precisa haver a luta, o embate, a dialética, a luta dos contrários.

Mas o que vejo até aqui é um bando de pessoas presas em sua zona de conforto sem se preocupar com a luta. É preciso virar o jogo. Somos testemunhas de que as elites do poder não largam o osso assim. São ferozes e golpistas.

Fazem e usam a lei para ficar no poder. E o pior: fazem isso usando a própria democracia que apanhamos nas ruas e outros morreram nos porões da ditadura, iludindo, mentindo e comprando voto. Precisamos virar o jogo das pesquisas.

Digo novamente: Hélder poderá vencer no 1º Turno, isso é fato.

O que será do Estado do Pará se apenas uma família tomar o poder. Não tem projeto social e nem de desenvolvimento. Há sim: o projeto personalizado de sobrevivência política. E isso só pode ser decidido nas urnas.

Do outro lado, porém há um partido que há 20 anos se acostumou com o poder e parasitou a máquina do Estado e na ponta da linha, o PT tentando sobreviver depois de políticas de alianças locais equivocadas.

A campanha está para começar de fato e os formadores de opinião de todas as matizes do bem devem entrar nessa debate e denunciar o “simplismo” que se tem levado os debates políticos, que se limitam a brigas para saber quem roubou menos.

Precisamos focar nas reais necessidade do povo, que dizem respeito ao desenvolvimento regional na indústria e no campo, geração de emprego, no meio ambiente e na redução das desigualdades sociais.  

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||