Pesquisa Doxa no Pará: indecisos são 77,9%

Publicado por Reinaldo Araújo em 06/05/2018 às 13h30

Doxa realiza pesquisa na RMB e constata alto índice de eleitores insatisfeitos

PE1

O Instituto Doxa realizou entre os dias 19 a 25 de abril de 2018 pesquisa de opinião pública com uma amostra de 2 mil entrevistados. O universo da pesquisa abrange os seguintes municípios: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Castanhal e Barcarena. A pesquisa Eleitoral do Instituto DOXA foi registrada no TRE sob o nº PA-02860/2018.

Essa região compreende 32% do total dos eleitores do Estado do Pará. A opinião que a pesquisa retratou não é do conjunto do Estado, mas, apenas desse subconjunto.

Como ficam os pré-candidatos ao governo do Estado

Na questão espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Helder Barbalho (MDB) aparece em primeiro lugar com 11,1% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda (DEM) com 4,2%. O senador Paulo Rocha (PT) é o terceiro colocado com 2,1% das intenções de voto. Fernando Carneiro (PSOL) está com 0,8%. Outros nomes somam 3,8%. 

ESPONTÂNEA PARA GOVERNADOR

 PE2

50 a 77% dos eleitores preferem anular, votar em branco ou não votar

A pesquisa chama a atenção para o alto índice de votos flutuantes, isto é, eleitores que estão indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular o voto. Esse percentual é de 77,9%. Percebe-se, aqui, que o campo está aberto na corrida eleitoral.

Quando se estimula, isto é, apresentamos os nomes dos candidatos, Helder Barbalho (MDB) vai para 28,5% das intenções de voto. Márcio Miranda (DEM) permanece em segundo lugar com 12,6%.  O senador Paulo Rocha (PT) continua em terceiro lugar com 6,7% das intenções de voto. Fernando Carneiro (PSOL) alcança 2,0%.

Mais, uma vez se destaca o fator 30% de Helder Barbalho, que até agora não ampliou a sua margem de vantagem, já que é o nome mais conhecido no momento.

Verificamos que os votos flutuantes, mesmo estimulandos os nomes de candidatos, permanece alto, somando 50,1%. Destacamos, aqui, os eleitores que pretendem anular ou votar em branco. 

Na linha histórica na Região Metropolitana

Helder Barbalho tem uma média de intenção de voto de 23,7%; enquanto Márcio Miranda tem 10,2%.

Em se tratando de rejeição na Região Metropolitana, Helder Barbalho (MDB) aparece como o mais rejeitado pelos eleitores, somando 22,9%. O senador Paulo Rocha (PT) é o segundo mais rejeitado, aparecendo com 10,2%. Fernando Carneiro (PSOL) é o terceiro mais rejeitado, 4,6%. Márcio Miranda (DEM) é o menos com 3,6%. Outros 49,0% não avaliaram.

 PE3

A disputa para o Senado Federal será acirrada

Assim como para governador, a corrida ao senado ainda está em campo muito aberto. Mesmo estimulando alguns pré-candidatos, 55,3% dos eleitores da região metropolitana de Belém não sabem em quem votar. 

A DOXA estimulou o primeiro e segundo voto, depois fez a consolidação. O resultado mostra a candidata do PSOL, Úrsula Vidal, em primeiro lugar com 9,7%. O deputado federal Arnaldo Jordy (que não deverá ser candadito ao senado) é o segundo colocado na região com 7,1%. O senador Jader Barbalho vem em terceiro lugar com 6,9%.

Jader deixará mesmo a disputa do senado?

Jader já declarou que não disputará vaga para senador, disputará sim uma cadeira para deputado federal, mas a política no Pará é muito imprevisível eu não acredito que Jader não tenha candidato ou lançará um “laranja” para o senador federal. Isso é apenas um questionamento. 

Já no campo governista, Mário Couto é o quarto colocado com 4,6%. O senador Flexa Ribeiro vem em quinto lugar com 3,4% das intenções de voto. Em sexta posição aparece o advogado Jarbas Vasconcelos com 2,4%. O empresário Rômulo Maiorana aparece em sétimo lugar com 2,2. O deputado federal Zé Geraldo é o oitavo colocado com 1,4%.  

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

 

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||