Tailândia sedia 20ª reunião do COGES-PMV

Publicado por Reinaldo Araujo em 09/03/2016 às 15h56

LUTA CONTRA A DEVASTAÇÃO DA FLORESTA PODE GERAR NOVO MODELO ECONÔMICO PARA TAILÂNDIA

FLORESTA 1

Está se realizando no município de Tailândia a 20ª Reunião do COGES-PMV (Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes). Esta Reunião se constitui num fórum ordinário do Comitê Gestor, onde este tem como responsabilidade principalmente por zelar pelo cumprimento dos objetivos do PMV,que é a elaboração de planos de trabalho com metas, atividades, cronograma e orçamento e estabelecer diretrizes técnica do Programa.

Nesse fórum, existe uma Câmara Técnica compostas pelos membros do COGES responsáveis pelo apoio e acompanhamento do Projeto PMV/Fundo Amazônia com o objetivo de contribuir de forma mais detalhada sobre temas específicos no âmbito do projeto. Esta Câmara estará presente nesta 20º reunião tratando dos assuntos pertinentes do projeto.

Nessa 20ª Reunião foram convidadas Instituições para ajudar no debate e encaminhamento dos assuntos tratados na reunião, bem como dar suas contribuições pertinentes. Atualmente o PMV obteve a adesão 107 municípios, dos 144 paraenses, e 68,38% das secretarias municipais de meio ambiente, contendo cerca de 1,887 km² de desmatamento.              

No primeiro dia do evento (dia 09) a reunião, além da abertura, que teve a presença do Prefeito Municipal, SEMMA e do Ministério Público, se tratou de forma mais técnica, com debates mais internos da própria câmara. No segundo dia (dia 10) ficarão abertos os temas discutidos no dia anterior para apresentação e debate com as instituições convidadas do município e demais localidades.

A importância desse evento em Tailândia se dá, além de que o município sedia uma das bases regionais do programa, ainda poderá gerir financiamento aos pequenos produtores familiares, através da adesão aos cadastros ambientais e solicitação de recursos, para implementação de  projetos sustentáveis, sem agressão à floresta.

Neste evento estarão presentes autoridades federais, estaduais e municipais, como Ministério Público, Órgãos licenciadores e fiscalizadores (IBAMA, SEMA), coordenação do Programa Municípios Verdes, IMAZON e poder público local e de outros municípios e sindicatos e cooperativas municipais locais.

O Programa Municípios Verdes (PMV) é um programa do Governo do Pará desenvolvido em parceria com municípios, sociedade civil, iniciativa privada, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF). 

O PMV tem como objetivo combater o desmatamento no Estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental. Este programa foi lançado em março de 2011, por meio do Decreto Estadual nº 54/2011, o Programa é coordenado Casa Civil do Governo do Pará, especificamente na figura do Secretário Extraordinário de Estado para a Coordenação do Programa Municípios Verdes (SEPMV).

ACESSE:

http://municipiosverdes.com.br/ 

Enviar comentário

voltar para Home

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||